Novela da Globo estimula preconceito e desinformação sobre gatos

No capítulo do dia 4 de abril da novela "Insensato Coração" a Rede Globo deu mais uma prova de preconceito e desinformação a respeito de nossos queridos felinos.

A personagem de Camila Pitanga, Carol, que está grávida, se recusa a chegar perto de uma gatinha que descansa sobre o capô do carro, alegando ter o risco de contrair toxoplasmose. (Confira a cena aqui)

Com um pouco de pesquisa e consulta a um veterinário, vamos obter as informações corretas: é muito mais fácil contrair a toxoplasmose comendo verduras mal lavadas ou carnes mal cozidas do que no contato com o gato.

Ninguém contrai a doença ao acariciar ou ficar no mesmo ambiente que o animal, o contato direto com as fezes do animal é que constitui o problema, sendo aconselhável que a gestante utilize luvas para limpar a caixa de areia de seu animal, ou peça a outra pessoa para fazê-lo.

Há um artigo muito interessante, de autoria da Médica Veterinária Marúcia de Andrade Cruz (especialista em felinos), que explica muito bem todo a relação e os mitos que existem em torno de gatos e toxoplasmose. (Acesse aqui)

Mandem suas mensagens de protesto contra esse preconceito absurdo para http://falecomaredeglobo.globo.com.

Um comentário:

Luh disse...

Bom, se gatos fossem os causadores da toxoplasmose eu seria a propria. Sempre tive gatos...desde pequena, durmia com eles...Quando engravidei jurava que iria ter problema com a toxoplasmose, pois eram tantos as informaçoes e afirmaçoes que ei iria ter problemas.....que nada, nao tive nada. Ja tive amigas que nem chegavam perto dos mesmos, que nao gostavam mesmo dos felinos e desenvolveram a toxoplasmose e tiveram que tomar cuidado na gravidez.
Hoje tenho 4 felinos -
Bjoss
Luh