Gatos e Crianças

Pesquisa publicada no jornal médico The Lancet revela que: crianças que convivem com gatos têm menos chances de serem asmáticas. Os pesquisadores descobriram que altos níveis de poeira do pelo de gato na casa diminui o risco de asma para algumas crianças, aparentemente alterando a resposta imune a gatos.

Os gatos são muito diferentes dos alérgenos caseiros como os ácaros do pó. Estas criaturas microscópicas induzem o ato de espirrar e se escondem nos travesseiros, camas e carpetes. Quanto mais ácaros a casa tiver, mais chances você terá de se tornar alérgico e desenvolver asma, num grau tão intenso que cause constrição das vias aéreas, tornando a respiração difícil.

Os gatos são diferentes porque quanto mais alérgenos de gato na casa mais protegidas estarão algumas crianças, afirmam os estudos. Os pesquisadores estudaram 226 crianças, entre 12 e 14 anos, medindo seus níveis de anticorpos para poeira de pêlo de gato e poeira de ácaro, assim como a quantidade de alérgenos de gato presentes na casa. Pequenas ou baixas quantidades de poeira de pelo de gato pareceram desencadear alergia, mas altas quantidades reduziram a possibilidade de desenvolver asma e alergia a gatos.

Esse resultado altera o tipo de conselho que os médicos dão aos seus pacientes, quando recomendam aos pais que não tenham gatos ou se desfaçam deles se estão preocupados com a possibilidade de seus filhos desenvolverem uma condição asmática. Entretanto, isso não é válido para todas as crianças, a exposição a altas quantidades de alérgenos de gatos para algumas, pode ser um fator de risco.

Um comentário:

Macrobiótica disse...

tive gatos desde criança e sempre dormi com eles! Certamente terei muita asma o dia que eu não tiver mais gatos! Minhas gatas, inclusive dormem comigo até hoje! Raptam de mim, todos os encomodos que tive do dia!